terça-feira, 23 de março de 2010

A reciclagem-video

Power-Point da Reciclagem






terça-feira, 16 de março de 2010

Curiosidades

Sabem quanto tempo esses lixos podem ficar na natureza?
- O papel e o papelão podem levar de 3 a 6 meses para serem absorvidos.
- Uma simples pastilha elástica pode levar 5 anos.
- As latas de refrigerante levam uma vida: de 80 a 100 anos!
- O plástico pode levar até 500 anos. Mas alguns, simplesmente, não se decompõem.
- O vidro fica um milhão de anos na natureza sem de decompor, dá para acreditar? Nós nascemos, morremos e o vidro ainda está lá, firme e forte.

A compostagem

É o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronómico) àqueles encontrados na(s) matéria(s) prima(s).

Lixo

O lixo é um material sólido considerado inútil, supérfluo ou perigoso, gerado pela actividade humana, e que deve ser descartado ou eliminado

Ecocentro

Um Ecocentro é um parque amplo com contentores de grandes dimensões, destinados a receber separadamente diversos materiais para posterior tratamento e/ou reciclagem. Quando utilizamos os Ecocentros, os resíduos aí recolhidos são encaminhados para unidades de reciclagem ou tratamento, tendo por vezes de passar por uma separação mais fina no Centro de Triagem. A reciclagem produzirá bens reciclados de papel e cartão , vidro, plástico, metais vários, derivados de madeira, materiais de construção e composto para a agricultura.

Ecoponto

Os ecopontos são contentores diversificados (contentor verde, contentor amarelo, contentor azul e pilhão) para a recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos (RSU) para posteriormente proceder á reciclagem.